Tendência de Mercado: Crudivorismo

Tendência de Mercado: Crudivorismo

No mercado de alimentação, buscar tendências e diversificar seus produtos e serviços te coloca um passo à frente de sua concorrência. Geralmente, casos de sucesso são os de quem visualizaram à frente do seu tempo e se arriscaram expandindo o negócio para adaptar-se às mudanças de consumo.

Hoje podemos dizer que o público vegetariano e vegano está em alta. Buscando opções mais saudáveis em suas refeições diárias, a demanda de produtos ainda mais específicos e escassos no mercado é um grande horizonte a ser observado.

Dentre os variados motivos pela busca por esses alimentos mais saudáveis, passa também o enfrentamento à obesidade que no Brasil se tornou um problema de saúde pública, pois, conforme dados do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos o índice deste problema de saúde aumentou aproximadamente 60% entre a população brasileira.

Por isso o investimento na diversificação para abrir o leque de opções para atender este público consumidor é promissor e um nicho que pode ser muito mais explorado.

Nicho de mercado: Consumidor de Alimentos Vivos ou Crudivorismo

Se você já ouviu este termo, pode não ter se assustado, mas se não ouviu, fique calmo, alimentos vivos não remete à animais!

Alimentos vivos refere-se à todos alimentos vegetais disponíveis na natureza, e crudivorismo é a prática de alimentar-se de alimentos vegetais sem passar por nenhum preparo de cozimento, fritura ou afins. Uma dieta vegana ainda mais restrita e tem esse nome por priorizar alimentos cruz ou com preparos que não altere suas propriedades originais.

Esses consumidores priorizam a qualidade do processo dos alimentos, buscando beneficiadores que tenham controle de qualidade, processos de fabricação menos invasivas ao alimento, garantindo que o vegetal ou fruta possa ser consumido da forma mais natural possível.

É um nicho que necessita de grande variedade de produtos e que tenha todos os alimentos necessários para suprir as necessidades do corpo humano. Buscam também facilidades de consumo em várias formatações, buscando produtos in natura lavados, fatiados, cortados em cubos, cortados em tiras, ralados e triturados.

Além de buscarem esses alimentos mais saudáveis, esses consumidores buscam descobertas por novos sabores, podendo ser explorados diferenciais atrativos no mercado.

Por que esse nicho está ganhando força?

O consumo de “alimentos vivos” está se fazendo parte da vida de muitos consumidores, parcial ou exclusivamente, alguns estão sentindo tantos resultados benéficos que estão adotando como “estilo de vida”.

Alguns dos benefícios relatados por adeptos ao crudivorismo estão:

  • Mais energia;
  • Até 3 horas a menos de sono por dia
  • Desintoxicação do organismo
  • Perda de peso e alcance de peso ideal
  • Pele mais bonita e cabelos mais brilhantes
  • Clareza mental, foco e melhoria da memória
  • Fortalecimento do sistema imunitário
  • Prevenção e em alguns casos reversão de uma série de doenças
  • Equilíbrio emocional

O fato de os benefícios não serem apenas a nível físico é o que mais torna esta alimentação tão interessante para os consumidores.

Os resultados relatados aparecem rapidamente, e em poucos dias começam a sentir a diferença. Consumidores alegam também que tem um efeito acumulativo, quanto mais tempo mantiver o consumo de alimentos crus, melhor irão se sentir.

Como Investir no mercado de “comida viva”?

Você, empreendedor do segmento alimentício que deseja expandir seu leque e atender esse nicho de mercado crudivorista, tem que buscar manter o processo o mais natural possível e que possa ser entregue com qualidade e facilidade para o consumidor.

Buscar equipamentos de qualidade que não contaminem o alimento, utilizando estruturas de aço inoxidável e plásticos sanitários adequados para a higienização e corte dos vegetais e frutas é o primeiro passo para garantir a qualidade necessária.

No aspecto de embalagem é bom verificar o que menos modifica as propriedades dos alimentos garantindo maior vida útil e qualidade de consumo final.

No transporte é bom garantir também uma temperatura ideal até os mercados que também devem manter os produtos em display refrigerado até a aquisição do consumidor final.

A Incalfer fabrica equipamentos para processamento de vegetais e frutas que atendem a necessidade deste mercado em ascensão, possuimos descascadoras, lavadoras, cortadoras, mesas de seleção retroiluminadas entre outros equipamentos que irão agregar valor ao seu produto final e valorizar o consumidor crudivorista.

Veja mais sobre clicando aqui !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificados & Premiações

Mantenha-se informado,
assine nossa newsletter