APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

APPCC: O que é?

HACCP é um método sistemático para garantir a segurança alimentar do consumidor de uma perspectiva higiênica. HACCP vem da abreviatura do inglês Hazard Analysis and Critical Control Point, traduzido para o português como APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

O sistema HACCP foi desenvolvido pela Pillsbury Company dos Estados Unidos em cooperação com os militares americanos em meados da década de 1960.

O método foi desenvolvido para atender aos requisitos da NASA. É importante ao planejar o envio de astronautas ao espaço. Deve-se garantir que os alimentos consumidos durante a viagem sejam seguros e não causem doenças à tripulação.

Depois de muitos estudos e testes, os cientistas de Pillsbury trabalharam com cientistas da NASA para desenvolver um método que lhes permitisse avaliar cada estágio da produção de alimentos em detalhes e identificar possíveis problemas, e então monitorar proativamente esses pontos identificados.

O sistema é baseado em 7 princípios, a saber: Identificar e avaliar os perigos. Esta é a primeira etapa do seu plano. Sua tarefa é determinar todos os riscos que os alimentos podem enfrentar. Para fazer isso, você precisa analisar todo o processo e se concentrar em cada etapa.

Considere embalagens, ingredientes, métodos de enlatamento (se houver), restrições de consumo, poluição potencial, etc.

Com base em sua análise, você deve determinar o seguinte: Risco Determine a probabilidade de ocorrência e classifique-a como: baixa, média ou alta.

 A gravidade está relacionada à gravidade do perigo e também pode ser classificada como baixa, média ou alta.

Identificação de pontos críticos de controle os CCPs (pontos críticos de controle) devem ser identificados aqui.

Ao projetar uma árvore de decisão, você pode determinar se há um ponto crítico ou apenas o risco em um determinado estágio. Definir limites de chave uma vez que o PCC é determinado, é hora de definir limites críticos.

Essas restrições precisam ser monitoradas. Se essas restrições não forem observadas, a segurança alimentar não pode ser garantida.

Estabeleça procedimentos de monitoramento Só existe uma forma de controlar os riscos e tudo corre bem: monitorando!

Determine ações corretivas. E se o limite crítico não for atingido? Corrija o erro, certo?

Por fim, se a equipe não estiver disposta a tomar as ações corretivas necessárias e, portanto, determinar as medidas necessárias para garantir a eficácia do plano e a segurança alimentar, todo esse trabalho de preparação de procedimentos e processos de monitoramento será inútil. Estabelecer procedimentos de verificação como saber se o plano está sendo implementado, se os resultados são os esperados e se as ações corretivas estão sendo seguidas? A fase de verificação é usada para isso.

Recomenda-se que a frequência desta revisão seja determinada de acordo com as necessidades de cada organização. Estabeleça procedimentos de registro. Inscreva-se para tudo! Como acontece com qualquer informação comercial importante, seu plano HACCP deve ser documentado. Também é necessário utilizar o relatório de registro da análise realizada durante a fase de verificação.

Portanto, em primeiro lugar, o desenvolvimento de um plano HACCP é essencial para garantir a produção de alimentos seguros para o consumidor.

O sistema HACCP é uma exigência do Ministério da Saúde para a indústria de alimentos desde 1993.

Os equipamentos da Incalfer possibilitam o mínimo manuseio dos produtos. Desta forma, garantindo maior confiabilidade do seu produto, adequando-se às normas sanitárias mais exigentes do mercado.

Nossos equipamentos são construídos em aço inoxidável e materiais sanitários, cumprindo também um dos princípios primários do APPCC.

Com alto nível de higienização, nossas lavadoras garantem 99,9% a eliminação da presença de sujidades, insetos e micro-organismos.

Podendo trabalhar com higienização por ozônio, nossas lavadoras garantem ainda mais que o produto tenha o mínimo de chances de contaminação, facilitando o controle de contaminações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Certificados & Premiações

Mantenha-se informado,
assine nossa newsletter