SHELF LIFE

Durante o armazenamento os alimentos são expostos a condições variadas que geram modificações, as quais afetam a sua qualidade, podendo atingir um estado tal que os tornem indesejáveis ao consumo.

Quando isso ocorre, considera-se que o alimento alcançou o fim da sua vida útil. Estamos falando do Shelf Life, um conceito aplicável a todos os alimentos e que compreende o tempo que transcorre entre a produção e embalagem, até o momento em que se torna impróprio para consumo.

O Shelf Life dos produtos pode ser definido como um período de armazenamento em que produtos com alta qualidade inicial permanecem adequados para consumo.

Entretanto, como os mecanismos de perda de qualidade dos alimentos são complexos e os consumidores têm sensibilidades diferentes a essa perda, é impossível estabelecer uma definição universal de Shelf Life.

A dificuldade de se definir o Shelf Life pode ser vista na própria definição do IFT (Institute of Food Technologists), que define o prazo de validade como o “período entre a fabricação e compra no varejo de um produto alimentício, durante o qual o produto é de qualidade satisfatória”. O uso das palavras “qualidade satisfatória” é muito vago para servir de ajuda prática, especialmente nas situações em que a segurança microbiana não é um problema.

Shelf Life (Tempo de Prateleira) ou ainda, vida útil, é o tempo que um alimento pode ser armazenado em condições apropriadas enquanto mantém a sua ótima segurança e qualidade.

Os equipamentos da Incalfer otimizam o processo produtivo, focando em obter o maior Shelf Life possível do produto, tornando-o mais duradouro quando exposto na prateleira.

No processo produtivo de vegetais processados o tempo de vida útil inicia-se a partir do momento que o alimento é colhido. 

A partir daí, segue-se os processos de descasque, seleção, corte, lavagem, centrifugação e embalagem onde os equipamentos irão efetuar suas respectivas operações sem danificar os produtos durante o processo.

Os produtos têm sua degradação maior após serem manipulados, produtos de menores dimensões tendem a deteriorar com maior facilidade comparados com produtos maiores. 

As Cortadoras Incalfer garantem a melhor qualidade de corte diminuindo a degradação dos produtos e aumentando seu Shelf Life.

Quando o produto passa pelos processos que incluem fritadores, um dos fundamentos básicos dos equipamentos Incalfer é proteger ao máximo os óleos de fritura, mantendo sempre a acidez o mais baixo possível para aumentar o Shelf Life dos produtos fritos.

Fonte: aditivosingredientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificados & Premiações

Mantenha-se informado,
assine nossa newsletter