A importância da fritura correta no processamento de Batata Palito Frita

Gostou? compartilhe!

A importância da fritura correta no processamento de Batata Palito Frita

Alimentos fritos são mau vistos por médicos e nutricionistas, mas muito apreciadas pelos consumidores.

 

Afinal, quem resiste à uma batata palito frita bem preparada, sequinha e crocante?

 

Batata palito frita, mocinho ou vilão?

 

O segredo está no consumo excessivo destes produtos e não no modo de preparo,  e isso se aplica a qualquer excesso de alimentos e/ou bebidas.

 

No entanto, se o alimento for preparado de forma correta, pode-se diminuir consideravelmente os niveis de óleo absorvidos pelas tão cobiçadas batatas fritas.

 

Para garantir que o alimento fique sequinho é indispensável fritar o mesmo em temperaturas ideais, conforme cada produto e, no caso da batata, diminuir o máximo de sua umidade, fazendo isso, o produto fica crocante, sequinho e saboroso, sem excesso de gorduras.

 

Para conseguir chegar nesse objetivo, aqui vão algumas dicas que podem ser usadas tanto em indústrias, quanto em sua casa na hora da fritura:

 

Escolha da variedade da Batata:

 

Se realmente procura fritar e saborear uma batata palito frita de verdade, não saia comprando qualquer batata que achar!

 

Existem muitas variedades de batata no mercado e cada uma combina melhor com um tipo de preparo, para o caso da batata palito frita, aconselhamos buscar pela variedade:

  • Asterix (Mais fácil de encontrar);
  • Panda;
  • Atlantic.

 

Essas variedades de Batata possuem alto teor de amido e menos umidade interna, garantindo mais maciez interna e crocancia perfeita por fora.

 

Batata Asterix

Batata Asterix, utilizada para processamento de batata pré frita.

 

Corte correto da batata palito para fritura:

 

Para que todas as batatas fiquem igualmente crocantes por fora e macias por dentro, a padronização do corte é muito importante.

 

Batatas com a mesma espessura irão fritar iguais com o mesmo tempo e isso garante uma maior qualidade na hora de comer.

Batata Pré Frita

 

Hora do preparo!

 

Batatas cortadas em palito, hora do óleo! Não, não... temos um segredo para você:

 

Cozinhe por aproximadamente 2 minutos em água fervente.

 

Retire e deixe sobre um papel toalha ou pano, para secar e evaporar a água o máximo possível (provavelmente elas estarão semi cozidas, então não é aconselhavel que tente secalas, pois podem deformar, o segredo é esperar, é rapidinho e vale a pena!).

 

Blancher Batata Palito

Batatas levemente cozidas em água fervente garantem mais maciez e menos tempo de fritura.

 

Hora do show!

 

Agora vamos fritar!

 

Depois de deixar as batatas secarem e esfriarem, aqueça o óleo até chegar a uma temperatura de 180°C.

 

É importante manter o óleo a esta temperatura (pode variar de 175°C a 185°C), pois esta temperatura garante que a batata fique crocante por fora e macia por dentro.

 

Coloque as batatas palito no óleo com a temperatura correta e deixe fritar até dourar.

 

Tire a batata palito frita do óleo e deixe escorrer o óleo em excesso (deixar escorrer garante que saia todo excesso do óleo e mantem a crocância, deixar secar em papel toalha mantém a batata em contato com o óleo que irá esfriar e amolecer a batata e enchacar).

 

batata pre frita palito

 

Hora de comer

 

Tempere a batata palito frita a gosto e pode atacar!

 

Você irá perceber a diferença que terá se seguir todas nossas dicas para fritar a batata, batatas crocantes por fora, macias por dentro e sequinhas, perfeito, não?

 

Dicas para Batata palito Frita perfeita!

A temperatura do óleo precisa estar constante em 180°C, uma fritadeira com controle de temperatura é o ideal.

Não tem? Damos algumas dicas para você saber se a temperatura está correta:

 

Como saber se o óleo está na temperatura correta para frita.

 DICA 1: PÃO

Quando estiver esquentando o óleo e achar que está em uma temperatura próxima à necessaria, coloque um pedaço de pão na frigideira, se o pão subir rápido para a superficie e dourar em 40 segundos, o óleo está pronto!

 

DICA 2: COLHER DE PAÚ

Para saber se o óleo está na temperatura para fritura, coloque uma parte da colher de pau dentro do óleo, se formar borbulhas em volta, o óleo está na temperatura próxima.

 
Duas coisa importantes:
O óleo estará em uma temperatura aproximada da necessária para fritura, mas a melhor forma é ter um termometro ou uma fritadeira para a batata palito frita ficar na forma perfeita.
Cuidado para o óleo não ultrapassar os 200°c, se perceber que o óleo está soltando fumaça, descarte-o.
 
Quando o óleo ultrapassa SUA TEMPERATURA DE FUSÃO ELE PERDE SUAS PROPRIEDADES, CADA TIPO DE ÓLEO TEM SEU PONTO DE FUSÃO, MAS PARA GARANTIR, NÃO DEIXE ULTRAPASSAR DA TEMPERATURA INFORMADA.

 

BOM APETITE!

Com moderação, é claro.

FRITADEIRA INDUSTRIAL PARA BATATAS

 

fabricante de fritadeira industrial deve estar atenta com alguns critérios importantes no momento de fabricação de um aparelho desse porte, como o processo de  limpeza do equipamento, além do andamento da produção, a variedade de alimentos produzidos e a qualidade do óleo para o processo.

 

Além disso, a fabricante de fritadeira industrial pode oferecer, por exemplo, um fritador contínuo, que atende a todos esses aspectos, pois a parte onde acontece a fritura é localizada em uma plataforma elevada e possibilita a limpeza rápida e eficiente do aparelho.

 

Nele, é possível regular a velocidade e o tempo de fritura, assim o produtor controla a produtividade.

 

A Incalfer atua no mercado brasileiro desde o ano de 1969, com amplo conhecimento e experiência na fabricação e comercialização de fritadeira industrial destinado a indústria alimentícia.

 

A empresa está localizada em São Paulo, e além de prestar serviços para todos os estados do Brasil, a Incalfer ainda possui representantes em mais de 15 países no mundo.

 

Com amplo know how na fabricação de fritadeiras, a Incalfer possui fritadeiras que atendem grande gama de produção de batata frita e batata pré frita, podendo fritar de 50Kg/hora até 2 tonelada de batata frita e pré frita.

 

A fritadeiras industriais da Incalfer possui conrole de temperatura que garante temperatura constante, controle de velocidade de avanço (fritadeiras contínuas) podendo regular para acertar o tempo necessário de fritura.

 

Se o seu interesse é fabricar batata frita e batata pré frita em grande escala, a Incalfer é sua melhor opção!

 

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3296-7700 ou Clique Aqui e visite nosso site.



Publicado em: 10/09/2018

Gostou? compartilhe!