Variedades de batatas e suas utilizações

Variedades de batatas e suas utilizações

Variedades de Batata e suas utilizações.

 Solanum tuberosum, a famosa batata, tem sua história registrada a cerca de 8.000 anos atrás, perto na Cordilheira dos Andes, na América do Sul, o lago Titicaca, na fronteira da Bolívia com o Peru. Durante todos estes anos, foram cultivadas e espalhadas pelo mundo, sofrendo modificações pelo clima e pelo humano, e neste artigo iremos mostrar as principais variedades de batata da atualidade e suas utilidades para melhor aproveitar seu consumo.

Existem mais de 5.000 (Cinco Mil) variedades de batatas no mundo, com diferentes aspectos e valores nutricionais, mas vamos apresentar as variedades mais comuns encontradas no mercado nacional:

Batata Ágata

Está é a batata mais comum encontrada em comercialização no Brasil. Sua produção nacional equivale a 60% de todo cultivo de batata. Se o seu mercado vende batata, ele vende a variedade Ágata.

Normalmente essa variedade é ovalada, possui a casca lisa e amarela e sua polpa amarelo clara. Possui muita água em sua composição, sendo indicada para cozinhar e assar.

Batata Baraka

Uma batata também facilmente encontrada em comércios, é fácil distingui-la pois ela tem a casca manchada pela terra. Originaria da Holanda, é uma boa opção para quando necessário ter uma batata “coringa”.

Possui o formato oval, casca amarela e polpa amarelo clara. Diferente da Ágata, esta variedade é mais seca e firme, como mencionado acima, esta batata é um “coringa” pois ela é indicada para fritar, cozinhar, assar, para saladas e preparo de massas.

Batata Monalisa

Também é facilmente encontrada, tem praticamente as mesmas qualidades da variedade Ágata.

O que diferencia a variedade Monalisa é seu formato oval alongado, o restante é praticamente idêntico. Possuindo muita água, também é indicada para cozinhar, assar e saladas.

Batata Atlantic

Está entre as preferidas para fritura de batata palha, não é tão comum achar, mas se encontrá-la, não perca esta oportunidade.

Possui formato arredondada, casca amarelada, levemente áspera e polpa branca.  Sendo uma variedade mais seca e firme, é ótima para frituras, principalmente para chips lisa e ondulada.

Batata Markies

Outra Batata “multiuso”, a Markies é uma variedade que agrada as indústrias de batata.

Com formato oval alongado, polpa amarela, casca amarela e áspera. Tem consistência firme e quantidade moderada de água em sua composição, ela não perde sua cor ao ser preparada, pode ser usada para fritar, cozinha e assar.

Batata Asterix

A preferida das indústrias de batata frita e pré-frita, essa variedade de batata é internacionalmente recomendada para essa utilização.

Formato oval alongado, casca grossa rosada (avermelhada também) e com a polpa amarelo clara. Consistência firme, pouca água em sua composição, essa batata é ideal para fritura, principalmente para batata palha e batata pré-frita congelada.

Batata Panda

Outra variedade muito utilizada para fritura de batata chips e palha é a variedade panda, sempre procurada pelas indústrias de batata frita.

Seu formato arredondado, casca amarela e polpa amarela agradam pelo visual da fritura. Com boa parte de matéria seca, não absorve tanta gordura, o que garante maior crocância por mais tempo, garantindo um ótimo produto para fritura de batata chips lisa, ondulada e palha extra fina.

Batata no Mundo

Hoje, a batata é cultivada em cerca de 20 milhões de hectares em todo o mundo. A China é o principal produtor, e quase um terço de todas as batatas são colhidas na China e na Índia. A América do Norte foi a líder em produtividade, em mais de 40 toneladas por hectare. A Ásia consome quase metade da oferta mundial de batata, mas a sua enorme população significa que o consumo por pessoa era um modesto 25 kg em 2005. Os maiores consumidores por média de habitantes são os europeus. O consumo per capita é menor, mas crescente, na África e América Latina.

Existem diversas variedades sendo “criadas” e descobertas, mas o importante que quisemos trazer com algumas variedades de batata é que você possa identificar qual batata é a ideal para o produto final que você necessita, pelos aspectos visuais e composição!

Espero que tenhamos ajudado.

Boa escolha!

A Incalfer é sua melhor opção para equipamentos de processamento de batata, conheça acessando por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificados & Premiações

Mantenha-se informado,
assine nossa newsletter